As atitudes de Eduardo são um testemunho de vida a ser seguido.
Eduardo Michelis carregava em seu coração uma mística profunda. Sua experiência de Deus se expressa no seu viver despretensioso, porém comprometido com a causa de Cristo e sua Igreja: “Eu sei que nada mais busquei além Dele e sua Igreja”.
A vida coerente, íntegra, fiel, de uma pureza translúcida e de uma profunda união com Deus fez de Eduardo um SINAL DA PROVIDÊNCIA DE DEUS!
Sozinho, ele se reconhecia fraco e insuficiente. Procurava colocar suas habilidades na soma de dons de cada pessoa. Juntos constituem força uns para os outros e para todos. Assim se expressa certa ocasião: “A pessoa sozinha dobra-se facilmente como um caniço ao vento. Ligada a muitos, aproveita-se da força de cada um, de cada uma. Este trabalho conjunto traz à Igreja uma força irresistível”. Em toda a sua trajetória de vida este testemunho é eloquente.
Seu grande amor pela Eucaristia fazia de Eduardo um grande adorador. “Sem a Eucaristia eu não poderia viver!” Um dos grandes sofrimentos, na prisão, era ser privado de celebrar a Santa Missa e de receber a Eucaristia.
Pensar em Eduardo não é possível sem pensar em Maria na sua vida. A Mãe o acompanhava desde menino e jovem. Ele expressa sua devoção em suas poesias, nas visitas às igrejas e santuários para fazer sua prece de filho à Mãe, nas romarias que ele mesmo fazia e promovia.
Eduardo defendia fortemente o direito e a justiça. Esta coragem profética o fez lutar e sofrer a ponto de passar três anos e meio retido em prisão. Fundou, junto com um grupo de amigos, o Jornal “Voz de Luxemburgo pela Verdade e o Direito” com o objetivo de defender a verdade e o direito.
“O mundo necessita de nós por inteiro” – Para Eduardo Michelis valia o que São Paulo dizia: “tornar-e tudo para todos a fim de ganhar a todos”.
O mesmo espírito ele deixa claro para as Irmãs da Divina Providência quando escreve nas primeiras regras: “As Irmãs façam todos os seus exercícios espirituais pela maior glória de Deus e pelo bem do próximo”.
Eduardo Michelis pautava sua vida numa profunda confiança na Divina Providência. Esta se torna evidente em toda a sua vida, vivida com muita unção no empenho pela unidade, na solidariedade para com aqueles que sofriam necessidades, na luta pela justiça e o direito, nos esforços empenhados por uma Igreja de cristãos em comunidades vivas e felizes, nos esforços e empreendimentos por vida digna para todos. Palavras suas são expressão desta sua confiança:
“Aconteça o que acontecer, estou nas mãos de Deus e nEle confio!”
“Tudo o que estiver ao meu alcance farei e Deus não me abandonará!”
“Sei que por mim mesmo nada posso, eu temeria o pior! Deus é minha força, nele espero”!
“Onde Deus encontra um recipiente vazio, Ele o enche com seus preciosos dons”.
ORAÇÃO DE EDUARDO MICHELIS AO ESPÍRITO SANTO
Vem, Espírito Santo, renova a face da terra!
Vem morar em nossos corações.
Acende em nós o fogo do Teu amor!
Ensina-nos a rezar.
Ajuda-nos em nossas fraquezas!
Consola-nos com Tua presença.
Dá-nos um coração puro e transparente.
Fica conosco em todos os perigos.
Guia-nos pelos caminhos de Deus.
Mostra-nos por onde somos enviados.
Fortalece nosso zelo pelo reino de Deus.
Une os cristãos.
Santifica a Igreja.
Desce também sobre mim, ó Espírito Santo, e faze de mim uma nova criatura.
Renova em mim o primeiro amor.
Aumenta meu zelo e a minha alegria.
Faze-me desejar em verdade, trabalhar e sofrer pela Igreja
e não permitas que eu ainda procure a mim mesmo ou vantagens próprias.
Quisera que toda força do meu corpo e da minha alma,
cada movimento de meus pés e mãos,
cada respiração fosse por Teu amor e Te fosse consagrado.
Amém!
O recado de Eduardo Michelis às Irmãs da Divina Providência
expresso nas regras que deixou:
“As Irmãs da Divina Providência sejam simples, alegres, confiantes e acolhedoras
e considerem como o mais importante de seus exercícios de piedade
o trabalho para a glória de Deus e o bem do próximo”.
Testemunhem o amor de Deus e a esperança cristã para as pessoas!
Se hoje Eduardo estivesse entre nós ele diria às Irmãs da Divina Providência: vivam e testemunhem a todos a ternura de Deus; com muito amor cuidem da vida; em especial, tenham um coração terno para as crianças e os jovens; sejam profetas, anunciando a Alegria do Evangelho e denunciando tudo que machuca e ofende a vida.
Compilado por Ir. Roseldis Terezinha Kuhn e Ir. Daiane Aline Ertel
FONTES
- Constituições das Irmãs da Divina Providência – de 1984
- Eduardo Michelis – Presbítero – de Irmã Clea Fuck – 2005
- Diário de Eduardo Michelis
- Eduardo Michelis, o Educador – de Ir. Cléofa Hoepers – 2002
- Jesus Cristo em nós – espaço e vida – Trabalho elaborado por Ir. Ämiliana Schlieper, Ir. Bonaventura Stening, Ir. Canísia Weischer, Ir. Henrica Jans em colaboração com todas as Irmãs da Divina Providência