Eduardo estudante, amigo dos livros e comprometido com a realidade da época

ago 19, 2019

Eduardo estudante, amigo dos livros e comprometido com a realidade da época

Não se estudava somente para cumprir uma tarefa, não se decorava a lição para passar no exame, mas, havia uma ânsia profunda de aprender sempre mais”.

 

A soma de dons e talentos incomuns, unida à sua dedicação incansável e caráter de boas relações, formam em Eduardo uma personalidade com visão de mundo sem fronteiras e uma profundidade extraordinária de vida, onde o Mistério da Providência Divina age e o futuro dará sua resposta.

Eduardo aprendeu com seu pai, que era professor de Desenho no Colégio Paulinum, a Escola de mais alto conceito da Cidade de Münster, que seria em breve a escola de Eduardo mesmo, a alegria de estudar e o interesse pela formação.

Tendo alcançado seus treze anos de idade, Eduardo foi matriculado. Aí frequentou o Ginásio, fazendo cada série em meio ano. Após ter feito oito classes em seis anos, neste Colégio, submeteu-se ao exame chamado “Abitur”, que lhe abriu a entrada para o Ensino Superior. Eduardo teve grandes sonhos: continuar os estudos e seguir, depois, para o Doutorado, atuando como Docente em uma Universidade, onde poderia ser um formador da religiosidade do povo cristão e, sobretudo, formador do próprio clero que orienta e anima a Igreja, o Povo de Deus.

Na Escola, Eduardo foi à alegria dos mestres e o orgulho de seus pais e irmãos.  Com seu caráter alegre incentivava os colegas da classe para o estudo e para tomada de iniciativas. Demonstrava uma maturidade precoce com uma enorme compreensão de mundo. O ambiente intelectual-cultural de Münster muito contribuiu para a formação global do jovem estudante. Em horários extraescolares existiam círculos, onde se discutiam, em serões noturnos, os grandes temas da época: questões da Religião, Filosofia, Literatura, Arte, Poesia. Eduardo participava entusiasmado desses debates.

Nas salas de aula, Eduardo era perguntador, interessado e refletia em silêncio
compenetrado sobre os assuntos que ouvira ou lera.

O Certificado de conclusão dos estudos de Eduardo no Paulinum atesta, além do bom aproveitamento, a vastidão da abrangência de matérias do currículo escolar que este estudante Michelis tem na sua bagagem de estudo: em latim e grego, ótimos resultados; na língua hebraica, boa compreensão das passagens menos difíceis dos livros históricos do Novo Testamento e segurança gramatical; na língua alemã caracteriza-se pela boa correção, clareza e objetividade; em ótimos conhecimentos na literatura alemã; conceitos muito bons em Matemática e Física, bem como na História Antiga e Moderna; demonstra igualmente muito bom conhecimento das verdades do cristianismo e da doutrina da Igreja.