Diário 24: Partilha Missionária de Ir. Maristela Christiano na Indonésia

Diário 24: Partilha Missionária de Ir. Maristela Christiano na Indonésia

 

Sou Irmã Maristela Christiano sou Irmã da Divina Providencia a 28 anos, quero partilhar com vocês um pouco da experiência do Amor da Providência de Deus em Minha Vida. Vocação é um chamado de Deus, que nos amou por primeiro, escolheu-nos desde o ventre materno, para sermos filhos e filhas amados. Por isso todos somos chamado somos vocacionados, e nosso primeiro chamado foi a vida, nós nascemos temos uma missão a realizar. E se vocação é chamado requer um resposta. Certo?  Eu acredito que a descoberta da vocação é sempre um processo, eu senti meu primeiro chamado vocacional ainda como criança no dia da minha primeira eucaristia quando eu tinha 9 anos, foi através da vida de oração participação no grupo de jovem da paróquia e do acompanhamento vocacional que pude discernir melhor que minha vocação era para a Vida Religiosa.

Nasci em Brusque, e com 18 anos decidir seguir a Vida Religiosa, ingressando assim na Congregação das Irmãs da Divina Providencia.  Como Irmã da Divina Providencia sempre atuei na educação e formação junto a juventude. Sou muito feliz por escolher doar a minha vida com consagrada.  “Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”

Indonésia um sonho que virou realidade. Chegou o dia. 09 de fevereiro de 2019. Feliz é quem parte, quem anda e quem vai, certeza na frente, história nas mãos. Feliz é quem crê na promessa do Pai, consagra sua vida em favor dos irmãos. Tempo de Deus, vivencia única, encontros, orações, irmandade, alegrias, saudades, comunhão, aprendizado, missão… Palavras que exprimem sentimentos vividos de um coração agradecido. Ser estrangeira está sendo uma experiência única. Mas requer ENORME capacidade de solidão e adaptação. Sobretudo no aprendizado da língua e no choque cultural que são elementos bastante exigente. Exige abertura de coração e mente.

Nos primeiros meses, estive em adaptação para entrar em um ritmo diferente e conhecer as realidades. É complicado e confuso, mas, aos poucos, Deus vai mostrando a graça se estar aqui e você vai se esvaziando. Seu olhar brasileiro vai sendo deixado de lado, as situações vividas começam a ser compreendidas dentro da nova realidade, com o olhar da cultura local. Você aprende os dialetos, a nova maneira de cozinhar, muda o jeito de se vestir e seus conceitos. As responsabilidades chegam e você aprende a se adequar. Toda esta experiência está me fazendo crescer e alargando meu horizonte de ver o mundo, a cultura e religiosidade. Saindo de uma visão local e ampliando uma visão geral. Bem interessante isso.

Durante toda esta minha trajetória de vida o que sempre me moveu foi o desejo, desejo de fazer e ser mais, colocando-me à disposição para ajudar as pessoas. E sempre me perguntando: Qual é o desejo de Deus pra minha vida? O desejo de Deus é muito íntimo. Ele faz o convite a cada pessoa. Cabe a nós ouvir esse chamado. Chamado a viver, trabalhar, respirar, sentir, falar, namorar, amar, se apaixonar, a ser feliz. “Ficai atentos”, pois esse convite pode vir a nós de várias formas e jeitos, e a qualquer momento. Só vamos conseguir ouvi-lo se estivermos atentos e de coração aberto.

Em um ano e meio que estou aqui, a alegria de ser cuidada e amada me faz encontrar um Deus repleto de cheiro, olhares, toques, sons e sabores. Ganhei novas amizades de irmãs e amigos que sei eu estão comigo pra sempre. Mudei meu português e ganhei para vida a língua Indonésia.  Minha estadia aqui está resignificando minha vida e meus conceitos de felicidade, amor, necessidade, consumo, maternidade, cultura e tantos outros.

Gratidão a Deus e a Congregação por me dar este presente, esta oportunidade em viver esta experiência. Rezem por mim que estarei rezando por vocês.

Terima kasih

Tuhan Memberkat!!

 

 

5 comentários em “Diário 24: Partilha Missionária de Ir. Maristela Christiano na Indonésia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *