CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DA DIVINA PROVIDÊNCIA
O surgimento da Congregação
Fundada por Pe. Eduardo Michelis, em Münster, na Alemanha em 3 de novembro de 1842, a Congregação das Irmãs da Divina Providência surgia como uma resposta de fé à necessidade da época. O sacerdote Eduardo Michelis, impressionado pela miséria social, pelo desamparo físico e intelectual e pelas necessidades morais e espirituais das crianças e dos órfãos da cidade de Münster, reconheceu, à luz de sua profunda fé na Divina Providência, um apelo de Deus neste desafio; e, acolhendo este apelo, respondeu com uma atitude de amor cristão. Esta profunda empatia com o sofrimento alheio não lhe deu mais descanso até encontrar um meio de ajuda eficaz, inclusive pedindo esmolas para isto, enfim, quando a causa é nobre e a Fé na Providência impulsiona, nada é impossível! Ele tinha como objetivo oferecer esperança e um futuro com perspectivas para crianças órfãs. Resolveu fundar com a ajuda de amigos uma nova Congregação Religiosa, que deveria proporcionar lhes lar e educação integral. Encontrou algumas jovens que perceberam o chamado à Vida Religiosa e que estavam dispostas a dedicar-se às crianças. Assumiram como primeira tarefa apostólica, o cuidado de um orfanato para crianças pobres em São Maurício, Münster. Foi este o início da Congregação das Irmãs da Divina Providência.
Uma inspiração, como a de Pe. Eduardo Michelis, com seus amigos, sobretudo Pe. Francisco Spiegel e com jovens generosas e desejosas em servir, amparados/as na confiança e fé viva na Divina Providência deu seus frutos. A origem de nossa Congregação, na simplicidade e pobreza foi se desenvolvendo rapidamente. Um processo de crescimento com dificuldades e contratempos, que encontrou seu florescimento e ampliação com a condução firme, audaciosa e competente de Irmãs abertas ao Espírito e que se abandonavam à sábia condução de Deus Providência.
A Congregação hoje
A missão das Irmãs da Divina Providencia permaneceu por muitos anos em dois continentes, junto aos pobres na Alemanha, Holanda e Brasil, na fidelidade ao Carisma do Fundador, ao lado da infância e juventude.
No decorrer do tempo, junto ao objetivo primeiro e sempre de acordo com as necessidades da época, se desenvolveram outras atividades nos campos: missionário, pedagógico educacional, pastoral, caritativo, administração e manutenção de escolas de ensino fundamental e médio, de educação infantil, cursos de costura e culinária, trabalho em paróquias nas mais diversas pastorais, na saúde hospitalar e complementar, casas de idosos/as e trabalho social.
Em março de 1895 as Irmãs da Divina Providência vieram da Europa em missão para o Sul do Brasil. Portanto, neste ano de 2020, celebramos os 125 anos de Vida e Missão no Brasil e a continuidade da missão na América Latina!
A Congregação, com sua Sede Geral na Alemanha cresceu e ultrapassou os limites da Europa, estendendo-se para outras partes do mundo. Atualmente conta com aproximadamente 839 Irmãs de votos perpétuos, 26 junioristas, 11 noviças e 13 postulantes, que se encontram na Europa, América Latina, Ásia e África, nos seguintes países: (dados estatísticos atuais, março/2020)
As Irmãs da Divina Providência estão organizadas em Províncias e Regiões. No Brasil, existem as seguintes Províncias e uma Região:
A Província de Florianópolis é denominada “Província Coração de Jesus”;
A Província de Porto Alegre é denominada “Província Mãe da Providência;
A Província de Curitiba é denominada “Santíssima Trindade”;
A Província de Cuiabá é denominada “Província Espírito Santo”;
A Região de Minas Gerais é denominada “Região Mineira da Providência”.
As Irmãs da Divina Providência destas Províncias e Região estão presentes nos seguintes Países e Estados:
Espaços da Missão
* O compromisso com a causa social e a dedicação a trabalhos que visam a garantir a cidadania e a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social sempre acompanhou as Irmãs da Divina Providência, desde a fundação. Trabalhos na Área da Assistência Social, especialmente na Proteção Social Básica com projetos sociais em diferentes lugares do país; com a Proteção Social Especial, de crianças e adolescentes através de Casas Lar, de pessoas em situação de rua, através da AICAS (Associação Intercomunitária de Atendimento Social). Espaço para mulheres que necessitam de cuidados, através da Casa da Providência, Casas de cuidados para pessoas idosas, Creche Mont Serrat e outros tantos. Também o trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social.
*Em diversas pastorais nas Comunidades Eclesiais como: Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária, Pastoral da Criança, Pastorais Sociais de Conflito ou de Fronteira como: CIMI – Conselho Indigenista Missionário; CPP – Conselho Pastoral dos Pescadores; CPT – Comissão Pastoral da Terra; PSM – Pastoral de Serviço aos Migrantes; Catequese, liturgia, coroinhas, grupo de animação e canto, Pastoral Vocacional e outras. Engajamento e acompanhamento de jovens através de encontros de capacitação nas Paróquias e encontros vocacionais.
Digno de nota, pela importância desta missão é a perseverante e insistente oração a Deus de nossas Irmãs idosas. Elas, com toda sua experiência de vida doada em missão, assumem mais esta missão de oração constante pela humanidade. E, a quem ainda gosta e tem agilidade, coloca seus dons a serviço do artesanato missionário! Gratidão!
*Na Área da Saúde Hospitalar, junto a seis hospitais, cinco no Rio Grande do Sul – Província Mãe da Providência e um em Santa Catarina – Província Santíssima Trindade. O trabalho na Saúde, visa promover ações integradas para o cuidado à vida, especialmente aos mais necessitados, com humanização, qualidade e sustentabilidade, fazendo com que o carisma das Irmãs da Divina Providência se torne eficaz. Isto dentro dos valores e princípios da Fé Cristã, Integridade, Qualidade, Confiança, Solidariedade, Humanização, Sustentabilidade. Os atendimentos, em sua grande maioria acontecem pelo SUS.
*Na Área da Saúde com as Práticas Complementares de Saúde, com Projetos que seguem os princípios da economia solidária, projetos diversos e atendimentos solidários, isto em diferentes espaços de nosso país, conscientizando comunidades sobre fatores que favorecem a saúde. O Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio e outros espaços onde as Irmãs e leigos parceiros atendem a comunidade carente, dando acesso às terapias naturais e complementares como reiki, acupuntura, aromaterapia, yoga, quiropraxia, biodança, auriculoterapia, entre outras práticas integrativas.
*Na Área Educativa com 5 colégios, 4 da Província Coração de Jesus (Laguna, Blumenau, Tubarão e Joinville) e 1 da Província Santíssima Trindade em Lages.
A proposta educativa, quer dar uma contribuição significativa ao desenvolvimento humano e social, relacionando educação, teologia e espiritualidade, buscando uma educação que leva em consideração todas as dimensões da pessoa humana: psicoafetiva, cognitiva e espiritual. Levando em consideração que o ser humano que está em constante processo de aprendizagem e vir a ser. Preocupação com proposta de ensino qualificada, que visa a excelência formativa e o exercício da cidadania na sociedade.
*Realizamos nosso serviço apostólico, como missão, no campo educativo, da saúde, social e pastoral. Para estabelecer prioridades, assumimos os critérios que foram significativos para a Congregação desde sua fundação. À luz dos sinais dos tempos ressignificamos nossa missão apostólica, a partir de outros critérios que atualmente se tornaram valores fundamentais para a humanidade:
- a) o empenho pela libertação cristã integral da pessoa humana;
- b) a opção preferencial pelos pobres;
- c) a ajuda em necessidades ainda não atendidas;
- d) o engajar-se em situações missionárias da Igreja;
- e) o empenho pela verdade e justiça, pela paz e unidade;
- f) a ecologia e o cuidado com a criação;
- g) a ética do suficiente e a economia solidária, etc.
Nosso serviço apostólico orienta-se pelas pessoas às quais somos enviadas. Acolhemos estas pessoas e sua situação concreta, crendo que nelas o amor de Deus se faz presente e atuante. Isto exige de nós abertura e disponibilidade para aprender, formação sólida e contínuo esforço de aperfeiçoamento. Segundo nosso Carisma procuramos viver o serviço apostólico na gratuidade e com simplicidade, alegria, abertura e gratidão.
*Processo Rumo à criação de uma única Província na América Latina. Tendo em vista o diálogo conjunto na Congregação, entre Províncias e Região da América Latina das Irmãs da Divina Providência, estamos em busca de uma nova organização para melhor colaborar na missão de Deus, a partir da força do Carisma e Espiritualidade. Vivenciamos uma Vida Religiosa Consagrada dinâmica e atuante, buscando contribuir, de forma sempre nova, de acordo com nossas condições, na construção do Reino de Deus aqui e agora.
“Somos Irmãs da Divina Providência, mulheres que decidem seguir Jesus Cristo e, em nome Dele, colocar-nos a serviço lá onde a Congregação nos chamar. Composta de pessoas frágeis e fortes, corajosas, apesar dos medos, sempre conscientes de sermos aprendizes do Evangelho e das pessoas com as quais vivemos e trabalhamos. Mas, acima de tudo, somos mulheres confiantes no que aprendemos de nosso fundador Pe. Eduardo Michelis: ‘O braço de Deus ainda não se encurtou’. E, na fé, temos certeza que ele nunca encurtará. Sempre nos alcança lá onde estivermos, se a Ele estendermos nossa mão.
Temos a disposição de dar o melhor de nós, na confiança de não estarmos sozinhas. Contamos sempre com a presença e ação de nosso Deus Providência que age em nós e através de nós. E, com certeza, contamos com tantas pessoas que, de diferentes formas e em muitos espaços, assumem conosco a missão do cuidado da vida”. (Irmã Inês Pretto)